Entrevista à vencedora do logótipo UEEA

31-05-2012 15:24

A aluna, Mónica Cardoso do 5º ano turma A, venceu o concurso, criação de um logótipo para a Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (UEEA) do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância nº1 de Portalegre.

Os docentes de EVT conversaram com a aluna supra mencionada e registaram resumidamente o que esta lhes contou:

            A Mónica, começou por dizer que não estava nada à espera que o seu logótipo fosse escolhido como o preferido, neste concurso, pois, não se esqueceu que estava a concorrer, também, com alunos mais velhos, nomeadamente do 3ºciclo, no entanto, revelou, não esconder a grande alegria que sentiu perante esta decisão do júri do concurso.

A criação de um logótipo faz parte dos conteúdos a trabalhar na área curricular disciplinar de EVT e foi nesse sentido que a vencedora foi peremptória em afirmar que quando os professores explicaram as características de um logótipo, (código visual que representa algo que se quer comunicar) ou seja, qual o fim a que se destinava, percebeu logo tratar-se de um conteúdo programático com muito interesse. Foi o desafio da criatividade e a necessidade da síntese gráfica para representar a ideia materializada numa folha de papel que a fez sentir-se atraída pelo projecto e nele investir com todas as suas capacidades. Considerou ainda  que as imagens, dos logótipos apresentadas pelos professores, também foram muito sugestivas e passou a estar mais atenta aos produtos que via no supermercado e na televisão.

Quanto ao tema do logótipo, autismo, a aluna referiu que sentiu alguma dificuldade na compreensão e assimilação do mesmo, pois, não era nada de concreto, era uma noção um pouco vaga para ser apreendida e transmitida graficamente, ou seja, representar a ideia, o conceito sintetizando-a num pedaço de papel. No entanto, depois de elaborados os vários esboços, os estudos de cor e ouvir os comentários de colegas e professores, foi aperfeiçoando e retirando partes gráficas, e, finalmente surgiu o que viria a ser logótipo vencedor.

 

Parabéns