CNO certifica mais 22 adultos

26-03-2012 09:38

No passado dia 23 de março, o Centro Novas Oportunidades do nosso Agrupamento realizou mais uma Sessão Júri que permitiu a Certificação de mais 22 adultos, 18 de Nível Básico e 04 de Nível Secundário. Foi mais uma animada sessão que contou com a assistência de alguns familiares dos candidatos e a participação do Dr. António Calha enquanto avaliador externo.

Recorde-se que o Centro Novas Oportunidades entrou em funcionamento no ano de 2007. Ao longo destes anos muitos têm sido os desafios que têm sido ultrapassados numa perspetiva contínua de aperfeiçoamento, evolução e inovação de uma intervenção pedagógica e formativa vocacionada para adultos que, por diversos motivos, interromperam os seus estudos.

A intervenção do nosso Centro continua centrada no Concelho de Portalegre uma vez que este concelho continua a ser caracterizado pela existência de uma faixa populacional de baixos níveis de escolaridade e de formação/qualificação profissional. Partindo deste contexto, o nosso Centro Novas Oportunidades (CNO) procura responder às necessidades da população do Concelho, incidindo a sua ação sobre os adultos com baixa qualificação escolar e profissional, que não possuam o nível básico ou secundário de formação e tenham adquirido conhecimentos e competências através de atividades formais, não formais e informais, ao longo da vida.

            Durante este período já passaram pelo nosso Centro perto de 2000 adultos, sendo que cerca de 600 foram certificados através do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), os restantes foram encaminhados para outras ofertas formativas.

Atualmente estão inscritos cerca de 170 adultos. Estão em funcionamento grupos de nível Básico constituídos, na sua maioria, por adultos encaminhados pelo Centro de Emprego de Portalegre. O Processo de nível Secundário desenvolve-se em horário laboral e pós laboral, centrando-se sobretudo na população ativa.

De novembro até à data já certificámos 51 adultos, estando prevista a certificação de mais 40 adultos até 31 de agosto do presente ano.

O CNO teve a candidatura técnico-pedagógica aprovada até 31 de agosto de 2012 e encontra-se a funcionar com normalidade e ao serviço de todos aqueles que nos procuram.